quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COITÉ DO NÓIA CONCLUIU A ELABORAÇÃO DO PAR 2011- 2014


O município de Coité do Nóia concluiu a elaboração do PAR ( Plano de Ações Articuladas ) na manhã desta terça-feira (29-11-11), meta prevista pelo MEC para março de 2012. O Prefeito Bueno Higino e a Secretária Municipal de Educação Neves Higino agradecem a equipe técnica da educação do município e o Comitê Local do Compromisso pelo empenho e a dedicação para vencer o desafio assumido. Em seguida o PAR elaborado a partir do diagnostico, será enviado para o Ministério de Educação (MEC).


sábado, 26 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO DE COITÉ DO NÓIA É PREMIADA


Mais um prêmio para alunos do Município de Coité do Nóia - AL, agora é a vez da Escola de Ensino Fundamental João Domiciano . A Educação Infantil com a professora Cida Porto conquista Prêmio Construindo a Nação 2011-2012 do Instituto de Cidadania Brasil na categoria Destaque Social com o trabalho CONHECENDO NOSSO MUNICÍPO. A premiação acontecerá no próximo dia 07 de dezembro no auditório da Casa da Industria - Maceió-AL




PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO 2012

Dirigente Municipal de Educação, Técnicos da SME, Diretores e Coordenadores Escolares se reuniram no dia 24 de novembro para o planejamento do ano letivo 2012.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROJETO: LEITURA E ESCRITA

Com o objetivo de desenvolver a leitura nos alunos da Escola de Ensino Fundamental Deputado José Thomáz Nonô , os professores vem desenvolvendo um projeto de leitura e escrita, no qual vem sendo desenvolvidas atividades de leituras feitas pelos professores todos os dias, contos, rodas de leitura, jogos, dominó de palavras e frases. O projeto atende a um público de 61 alunos da educação infantil ao 5ª ano, nos turnos matutino e vespertino. 



Uma das metas da Escola é alfabetizar todas as crianças que estão fora da faixa etária, e para que isso aconteça, é oferecido aulas de reforço para os alunos do 3°  4° e 5° ano. A escola atende a 12 alunos, 3 dias semanais nos horários contrários as aulas, com duração de 1hr40min cada aula.


O soletrando é uma das ações do Projeto Leitura e Escrita, visando melhorar a ortografia acadêmica da Escola. As ações começaram a ser desenvolvidas no mês de setembro deste ano, sendo realizadas quinzenalmente. Esta é a antepenúltima de 2011, e os três vencedores com maior número de acertos serão premiados. 

PROJETO: ÁGUA PRINCIPIO DA VIDA


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO PRAXEDES




EQUIPE DA SME TRABALHA NA ELABORAÇÃO DO PAR 2011 A 2014



 No município o PAR (Plano de Ações Articuladas) encontra-se em fase de elaboração do plano, a equipe da Secretária Municipal de Educação já realizou o diagnóstico.
Visando promover a melhoria da qualidade da Educação básica oferecida neste Município, a equipe se propõe a cumprir as ações propostas no presente Plano de Ações Articuladas - PAR e, com as mesma responsabilidade estabeleceremos, em parceria com o MEC, sistemas de acompanhamento e avaliação das ações a serem desenvolvidas, além disso, é nosso compromisso divulgar a evolução dos dados educacionais à população local e estimulá-la  a participar e promover o controle social de todas as ações propostas neste documento.







I CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


A cidade de Coité do Nóia - AL, sediou no último dia 22/11/11, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde o objetivo desse evento era discutir como mobilizar o sistema de garantia dos direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com isso, os trabalhos realizados nesse dia, reforçaram a importância da aplicação de políticas públicas para crianças e adolescentes desse município. 


Na ocasião, estiveram presentes o Sr. Weliton Vasconcelos, como palestrante do dia, o Secretário de Assistência Social, Bueno Higino Souza, que representou o Prefeito da Cidade, Secretária de Administração Norma Suelly,  o Secretário de Saúde Kelmany Antônio, A Sra. Gilvete Luiza da Silva Porto, representando a Secretária de Educação Maria das Neves Higino, o Pe. Teófilo Henrique, Cláudio Gomes representantes da Igreja, diretores de escolas, professores, representantes de Associações, Sindicatos, membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), membros do Conselho Tutelar, representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, e os adolescentes com significativa representação, totalizando cerca de 200 pessoas.


" Por meio dessa Conferência, pudemos levantar demandas que são prioridade para o público infanto juvenil e a partir dai encaminhá-las para a Conferência Estadual, dando continuidade às ações de defesa da criança e do adolescente " ressaltou a presidente do CMDCA, Mônica A. Evangelista.


A Conferência contou com a participação efetiva dos adolescentes, que demonstraram de fato, que estão preocupados e comprometidos com seus direitos e deveres, almejando assim, um futuro melhor.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


PROGRAMAÇÃO:

8h - Recepção / Credenciamento 
9h - Abertura / Composição da Mesa
9h30min - Apresentação da Banda Marcial São Benedito
9h45min - Leitura e Aprovação do Regimento
10h - Lanche
10h30min - Palestra: "Mobilizando, implementando e monitorando a Política Estadual e Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes" (Palestrante: Welinton Vasconcelos)
11h30min - Debate
12h - Início dos Trabalhos em grupos
13h - Almoço 
14h30min - Plenária / Apresentação das propostas
15h - Eleição das (os) delegadas (os)
16h - Apresentação e homologação das (dos) delegadas (os) eleitas (os)
17h - Encerramento

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

I Conferência Livre dos Adolescentes de Coité do Nóia



Aconteceu na última segunda-feira (14/11/2011), na Escola de Ensino Fundamental José de Sena Filho, a I Conferência Livre da Criança e do Adolescente do município de Coité do Nóia. O objetivo do evento era de articular crianças e adolescentes quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente no contexto da 9 Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como tema: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política Estadual e Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.


O evento contou com a presença e participação do Prefeito Bueno Higino, da Secretária de Educação Neves Higino, do Secretário de Assistência Social Bueninho Higino Souza, do Secretário de Saúde Kelmany Antônio, dos membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do Conselho Tutelar e especialmente de cerca de 700 adolescentes, que participaram intensamente das atividades. 


Segundo a presidente do CMDCA, Mônica A. Evangelista, esse momento foi de salutar importância para o efetivo trabalho direcionado às crianças e adolescentes, uma vez que, os adolescentes puderam, baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentar propostas que consideravam relevantes no que diz respeito às políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil.

sábado, 5 de novembro de 2011


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
 A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
 A OBMEP é desenvolvida em duas fases: A Primeira, com Prova objetiva (múltipla escolha). Participam dessa fase todos os alunos inscritos por suas escolas. A segunda Fase com Prova discursiva. Para essa fase classificam-se 5% dos alunos com melhor desempenho em cada Nível na 1ª Fase.
 A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 1800 medalhas de bronze. Além disso, são concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.
 Neste ano de 2011 a primeira fase aconteceu no dia 17 de agosto. A Prefeitura de Coité do Nóia através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos do município que se classificaram para a próxima fase. As provas serão realizadas no próximo sábado, 05 de novembro ás 14:30h. Todos os alunos da cidade (Estado e Município) farão suas provas na Estadual Álvaro Paes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PALESTRA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ESCOLARES


Nos dias 25, 26 e 31 de outubro do corrente ano, a nutricionista do município, Mirtes Andréia, deu continuidade ao Direcionamento sobre Alimentação Saudável com o intuito de atender as professoras das Escolas de Ensino Fundamental Major José Brabosa, localizada no povoado Boqueirão do Ivo, Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada no povoado Pereira Novo, Escola de Ensino Fundamental Firmino Miguel de Oliveira, Localizada no Povoado Branquinha, Escola de Ensino Fundamental Pedro Custódio, Localizada no Pereira Velho e Escola de Ensino Fundamental Senador Rui Palmeira, localizada no povoado Manoel Gomes.


Nesta ocasião, houve também distribuição de um kit por escola composto por 1 Caderno com  Sugestões de Atividades Educativas ,1 Cd e 1 DVD .


Esses encontros foram acompanhados pela Assistente Social, Cristiane Teixeira, mobilizadora da Temática Educação para a Convivência com o Semiárido. A mesma ressaltou a importância dessas escolas desenvolverem o o roteiro temático do selo UNICEF – Saúde na Escola, na Família e na Comunidade, até o final do ano letivo em curso.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

OUTUBRO ROSA 2011 – COITÉ DO NÓIA NAS ESCOLAS

 E por falar em outubro rosa, A ESF IV Alagoinha realizou palestras nas escolas da sua área de abrangência, contando com a presença das mães dos alunos, professoras e dos alunos  fazendo referência ao movimento outubro rosa onde são realizadas ações de prevenção contra o câncer da mama. Durante os encontros  foram distribuídos panfletos  com  orientações sobre o auto-exame das mamas , importante  para a detecção precoce do câncer de mama . No  momento, convidamos as mulheres de 35 a 59 anos a  procurar  a unidade de saúde para a solicitação da mamografia de rastreamento. Agradecemos a colaboração de todos,  à direção das Escolas, às professoras, às mães dos alunos pois foram fundamentais para o sucesso do evento.


07 DE OUTUBRO -9 HS - ESCOLA DE ENS.FUND.DEP. TARCÍSIO DE JESUS – POVOADO ALAGOINHA



14 DE OUTUBRO  - 14HS - ESCOLA DE ENS,FUND, MAJOR JOSÉ BARBOSA  - POVOADO BOQUEIRÃO DO IVO



24 DE OUTUBRO - 9HS - ESCOLA DE ENS. FUND. MANOEL MIGUEL DE OLIVEIRA – POVOADO  OITIZEIRO DE BAIXO






Jailda Silver (Médica PSF Alagoinha)/ outubro 2011

PROJETO “SAÚDE E ESPORTE” REALIZA PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Aos 11 (onze) dias do mês de outubro de 2011, na Escola de Ensino Fundamental Major José Barbosa, localizada no povoado Boqueirão do Ivo, zona rural de Coité do Noia, AL, na direção de Jozete Felix, aconteceu uma palestra com o tema Alimentação Saudável, dando continuidade ao projeto “SAÙDE E ESPORTE”. A palestra foi ministrada pela médica do PSF IV, Jailda Silver e atendeu toda a comunidade escolar.