segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL

Cultura e Identidade devem ser entendida como tudo aquilo que as pessoas fazem para construir sua existência, pois é um resultado de trocas de experiências entre indivíduos de um lugar e está sempre sendo recriada e compartilhada. 
Pensando nisso, a direção e os funcionários das Escolas de Ensino Fundamental Major José Barbosa e Governador Guilherme Palmeira elaboraram o Projeto Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial com o objetivo de identificar, resgatar, preservar, valorizar e conscientizar as nossas crianças e adolescentes quanto a importância das raízes culturais afro-brasileira e indígena existentes na comunidade e no nosso município. 
Desse modo, esperamos que as crianças e adolescentes conheçam e reconheçam as influências das culturas afro-brasileira e indígena no modo de falar, comer, dançar, rezar, vestir e brincar.
O Projeto Cultura e Identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial será desenvolvido até o mês de abril de 2012, nas Escolas de Ensino Fundamental Major José Barbosa e Gov. Guilherme Palmeira, localizadas respectivamente nos povoados Boqueirão do Ivo e Craíbas de São José, na cidade de Coité do Nóia.
Este projeto será realizado através de pesquisa bibliográfica, entrevista e de campo. A pesquisa bibliográfica deverá orientar a equipe pedagógica e elaborar atividades educativas com vistas a valorizar e conscientizar aos alunos sobre a importância da identificação e reconhecimento das culturas afro-brasileira e indígena. Ao mesmo tempo, proporcionará o resgate dessas raízes culturais através de entrevista com pessoas da comunidade e do município.
A pesquisa de campo será realizada através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Transporte, para propiciar o intercâmbio cultural em nosso município (visita à casa de farinha e conhecimento do processo de construção de peneiras) e a cidade de Palmeira dos Índios (visita a uma tribo indígena). Essa pesquisa será importante para ampliar o conhecimento de nossos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário