quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Selo UNICEF Município Aprovado









Em março de 2009, o Prefeito Bueno Higino da Silva recebeu uma carta do Unicef propondo uma parceria com os municípios do semiárido brasileiro para informar sobre a nova edição do Selo Unicef Município Aprovado. O lançamento do Selo Unicef Município Aprovado foi em 2006, houve outra ediçao em 2008, onde o município de Coité do Nóia foi inscrito, mas não cumpriu as etapas necessárias e foi excluído antes do final da edição.


Em outubro de 2009, o Prefeito foi convidado pelo Governador Teotônio Vilela Unicef, Comitê Estadual de Alagoas para o pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido” e a AMA, para participar do lançamento do SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO - EDIÇÃO 2009-2012. Nessa ocasião, ele se comprometeu em empreender esforços para o alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes e indicou Rejane Porto (Articuladora),  para a mobilização do município em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.



Ao realizar a Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado para o semiárido e a Amazônia Legal. O Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF) reafirmou seu compromisso de contribuir para que os direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil fossem protegidos, respeitados e garantidos, concentrando esforços na redução das desigualdades e na melhoria da vida de meninos e meninas em situação mais vulnerável.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODMs são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 paises-membros da Organização das Nações Unidas(ONU), incluindo o Brasil. Até 2015 esses objetivos devem ser cumpridos para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo.

            O Selo é desenvolvido para que governo e sociedade garantam a cada criança e a cada adolescente o direito de sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas Políticas Públicas.

O UNICEF articula parcerias nacionais, estaduais e locais para promover o desenvolvimento de capacidades e o fortalecimento de atores sociais e instituições atuantes na área da infância e da adolescência.

            A metodologia do Selo contém três eixos de avaliação. Cada um tem objetivos específicos nas áreas da saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescente. São eixos do programa:
Ø  Eixo 1 -  Impacto social – Revela a situação da população de  até 17 anos.
Ø  Eixo 2 - Gestão de Políticas Públicas – Avalia avanços na vida de meninas e meninos alcançados por conta de ações, programas e políticas sociais.
Ø  Eixo 3  -  Participação Social – Abrange a realização de Fóruns Comunitários e de ações e projetos educativos em torno dos seguintes temas:
·         Educação para a Convivência com  o Semiárido;
·         Arte,Cultura e  Comunicação para a Diversidade Étnico-racial;
·         Esporte e Cidadania

De dezembro de 2009 a março de 2012 foram oferecidas pelo Unicef 8 (oito) capacitações, todas em Arapiraca, para orientação de como avançar nas Políticas Públicas que focam crianças e adolescentes e de como realizar os Fóruns Comunitários que foram avaliados pelo UNICEF.

Em fevereiro de 2010, foi feita uma reunião com Prefeito, Vereadores e Secretários para formar a Comissão Pró-Selo Unicef. Na ocasião foi apresentada a Metodologia do Selo, enfatizando a necessidade da participação e empenho de todos.
Em setembro de 2010 foi realizado o 1º Fórum Comunitário que proporcionou um debate sobre a situação de crianças e adolescentes do município, apurado antes pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a Comissão Pró-Selo com a participação de adolescentes.

Em junho de  2012 foi realizado o 2º Fórum Comunitário que avaliou a caminhada do município ruma aos objetivos do Selo UNICEF e à concretização dos Temas do Eixo Participação Social.

Em 6 de dezembro, recebemos uma carta da Coordenadora do Unicef, Jane Andrade informando oficialmente que o município de Coité do Nóia conquistou o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012. Esta conquista é fruto de um esforço coletivo para assegurar uma vida melhor a crianças e adolescentes, onde o município participou dos diversos momentos de formação, articulação e mobilização, e conseguiu demonstrar que está investindo em políticas públicas que devem ser priorizadas e que estão impactando positivamente na vida de cada menino e cada menina.


Em 20 de dezembro de 2012 o município participou da Cerimônia estadual da entrega do Troféu e do Certificado do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012. A Cerimônia aconteceu no Palácio República dos Palmares, sede do governo, em Maceió, onde o Prefeito Bueno Higino recebeu o Troféu do Presidente do Unicef no Brasil Gary Stahl, acompanhado do Governador Teotônio Vilela que o parabenizou pela Conquista. A Articuladora Municipal do Selo Unicef Rejane Porto, O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), representado pelo Presidente do CT(Conselho Tutelar) Jádson Barbosa e o município, receberam o Certificado do UNICEF que reconhece a dedicação e o compromisso para a conquista do Selo Unicef, por avanços concretos na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do município de Coité do Nóia-AL.

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é um reconhecimento internacional que o município conquistou pelo resultado dos esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.


Rejane Porto
Articuladora do Selo Unicef